A origem do Kilim esta profundamente ligada ao passado da raça humana. Kilim é uma palavra de origem turca e seu significado é dupla face, ao contrário dos tapetes, os kilins não possuem pêlos pois sua confecção ao invés dos nos, são dadas laçadas por entre os fios da urdidura como se fosse um bordado.
![](http://www.kilimtours.com/verticalloom3.jpg)
Hoje em dia o Kilim é tecido por povos nômades em vários países do oriente, onde os principais são: Turquia, Irã, Russia, China, Paquistão, Marrocos e Índia. Cada kilim tem sua história, seu estilo e sua cultura. Podemos destacas suas diferenças entre os Kilins turcos com os indianos, isto porque os primeiros não existe figuras de animais e figuras humanas, pois eles seguem as leis do Alcorão, que não permite tal prática, porem os Kilins Indianos encontramos figuras humanas e desenhos de animais estilizados, alem de figuras geométricas.
Alem desta curiosidade nem todos os Kilins tem a função apenas de decorar um ambiente, alguns são tecidos com desenhos de altar para rezar, outros são usados para transportar mercadorias e outros para serem usados como selas de cavados.
Novos tempos trouxeram novas técnicas, tramas e formatos de Kilins, e com esta expansão de variedades e estilos podemos dividi-los nas seguintes categorias: Listrados, Ikats, contemporâneos e os antigos.
![](http://img.clasf.com.br/2013/11/27/Tapete-Turco-Kilim-Vermelho-original-da-Turquia-20131127102113.jpg)
![](http://www.bykamy.com.br/store/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/t/a/tapete-la-e-algodao-kilim-magreb-9-_1_.jpg)
![](http://www.rugsoforient.com/Kilim/kilim_rugs.jpg)